domingo, 3 de julho de 2011

Ex-merendeira que hoje dirige a melhor escola da rede municipal é aplaudida pela presidenta Dilma


Trabalho de formiguinha que é exemplo para o País


Ex-merendeira que hoje dirige a melhor escola da rede municipal é aplaudida pela presidenta Dilma

Rio - O encontro da ex-merendeira e da ex-militante reuniu num mesmo palco duas brasileiras com histórias de luta por um País melhor. A diretora do Ciep 1º de Maio, em Santa Cruz, Sueli Pontes Gaspar, 51 anos, foi aplaudida por Dilma Rousseff. Assim como a primeira mulher a chegar à Presidência do Brasil,Sueli quebrou tabus ao mostrar que crianças de favelas dominadas pelo tráfico de drogas podem ser as melhores do ensino público carioca.


“Esta professora é a grande heroína do processo que ela chamou de “formiguinha”, que passa por milhões e milhões de professoras e professores anônimos, que são os responsáveis pela melhoria da educação no Brasil”, reconheceu Dilma.

Uma das homenageadas com a medalha ‘Orgulho do Rio’, Sueli atribuiu parte do seu sucesso ao incentivo dado por O DIA à escola, localizada entre as favelas do Rola e Antares. “São 60 km (distância para ir e voltar do jornal à unidade). Mas sempre que as crianças tinham resultados positivos, o jornal estava lá para valorizá-los”, agradeceu.

Há sete anos, quando assumiu a direção, o Ciep havia sido furtado mais de 20 vezes. A saída foi trazer a família para a escola e implantar provas semanais. “Tenho uma escola maravilhosa, porque a amo, amo o que faço, com 623 crianças, de duas comunidades difíceis, que não jogam papel no chão, não falam alto, não falam palavrão. Digo que a educação é a grande transformadora da vida de todos nós. Dos que estão e dos que virão”.

Salto de Qualidade

Sueli Gaspar transformou o Ciep 1º de Maio, em Santa Cruz, uma das regiões mais carentes e violentas do Rio, na melhor escola do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, entre 971 unidades municipais. No último IDE-Rio, índice da prefeitura para medir aprendizado em Português e Matemática, evasão e repetência, o colégio saltou de 4,7 (2009) para 8,1 (2010), numa escala de 0 a 10. A média da rede é 4,6.Nome: Sueli Gaspar - Idade: 51 anos -Profissão: Diretora-geral do Ciep 1º de Maio, em Santa Cruz, Zona Oeste do Rio.Missão: Transformar pela educação.

Fonte: http://migre.me/5a2oX

Nenhum comentário:

Postar um comentário