sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Insalubridade em escolas estaduais na Zona Oeste


Insalubridade em escolas estaduais na Zona Oeste

Dois mil alunos estudam em salas de aula quentes, apertadas e até sem janela. Fezes de pombos tomam conta de muros

POR PÂMELA OLIVEIRA

Rio - Salas de aula quentes, sem janelas e com ventiladores quebrados. Em outras, é preciso se abrigar da água da chuva que vaza pelo teto e por buracos feitos para aparelhos de ar condicionado que nunca foram instalados. Paredes e muros repletos de fezes de pombos, que fazem ninho na escola e bebem água no bebedouro. É nessas condições que cerca de 2 mil alunos dos colégios estaduais Professora Vilma Atanázio, em Campo Grande, e Irmã Dulce, em Cosmos, tentam completar o Ensino Médio.


“O calor é tão intenso que a gente tem que se esforçar para se concentrar. O ventilador é muito velho e parou de girar. Além disso, quando chove, os 35 alunos precisam se apertar na metade da sala em que não chove”, conta Gergielem Oliveira, 16 anos, aluna do 2º ano do Colégio Vilma Atanázio, acrescentando que entra água pelo buraco do teto, do ar-condicionado e até pela lâmpada.

Precariedade

Nas salas de aulas improvisadas — uma delas é tão quente que é chamada de ‘porão’ —, o espaço é tão apertado que os alunos fazem rodízio em dias de exame. “Meninas e meninos fazem prova em horário diferente”, conta Maiara Inácio Mendes, 16 anos, aluna do 1º ano. “No calor, a gente não pode ligar o ventilador porque a gente sente logo cheiro de queimado”, afirma.


No Colégio Irmã Dulce, os cerca de 1.300 alunos são forçados a conviver com pombos. Os muros e paredes estão repletos de fezes das aves. “O pior é que os pombos chegam a beber a água do nosso bebedouro. A gente tem medo de pegar alguma doença”, conta o estudante Yuri Fortunato, 18 anos.

Membro da Comissão de Educação da Alerj, a deputada Clarissa Garotinho visitou as duas escolas ontem. “A estrutura é muito precária. O calor é tão forte que é difícil aprender”, afirmou, acrescentando que sua equipe já visitou cerca de 50 escolas no últimos meses. “Cobramos providências da Secretaria de Educação. Nosso objetivo é mobilizar a opinião pública para que algo seja feito”, concluiu.

Computadores e quadra de esportes não são usados

As duas escolas contam com salas de informática, mas os 27 computadores — dez do Colégio Irmã Dulce e 17 do Professora Vilma Atanázio — não são usados. No Colégio de Cosmos, os estudantes são impedidos de praticar esportes há 2 anos. De acordo com funcionários, a quadra foi interditada depois que a cobertura foi destruída por ventania.

Em nota, a Secretaria estadual de Educação informou que unidades funcionam em prédios alugados em 2000. O órgão afirmou que duas novas escolas serão construídas em Campo Grande no ano que vem e que os colégios Irmã Dulce e Professora Vilma Atanázio serão transferidos para esses imóveis no segundo semestre de 2012.

A secretaria justificou que, por se tratar de prédios alugados, o estado não pode fazer obras. O órgão esclareceu ainda que envia para as escolas verbas para manutenção e limpeza e que vai apurar as responsabilidades sobre o motivo pelo qual isso não vem sendo feito e promete tomar providências.

Segundo a assessoria, das 1.457 unidades, 440 passaram por algum tipo de intervenção e que 42% foram avaliadas como ótimas ou boas em levantamento feito no início do ano.

Fonte: O DIA ONLINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário