quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Situação complicada: Bilhete Único: Falha que custa tempo e dinheiro a passageiros



Bilhete Único: Falha que custa tempo e dinheiro a passageiros

Sem conseguir ativar automaticamente o saldo do Bilhete Único nos meios de transporte, usuários têm que se deslocar a lojas da RioCard todo mês

POR DIOGO DIAS

Rio - Usuários dos bilhetes únicos Intermunicipal e Carioca estão passando sufoco e para usar o cartão. Muitos são obrigados a ir a postos de autoatendimento ou lojas RioCard para desbloquear o crédito das passagens no cartão, o que deveria ocorrer automaticamente nos validadores dos veículos de transporte público. O DIA constatou problemas com usuários de trem, ônibus e metrô.

Há mais de um ano sem conseguir ativar o saldo de seu Bilhete Único Intermunicipal nos ônibus que utiliza, o técnico em mecânica Elson Luiz, 44 anos, se desloca todo mês até o posto de autoatendimento da Central. Ele mora em Belford Roxo e trabalha em São Cristóvão.
“Preciso aproveitar um dia em que o serviço não esteja tão pesado e conseguir a permissão do patrão para sair mais cedo de São Cristóvão, onde trabalho. Mas o pior é a disposição para enfrentar a fila e o calor”.

Colega de trabalho de Elson, o técnico em mecânica Bruno César Duarte, 30, viveu o problema nesta terça-feira pela primeira vez. “Sempre vi o pessoal indo à Central para liberar o cartão e torcia para isso não acontecer comigo. Infelizmente, fui a mais nova vítima”, lamenta o passageiro de ônibus, morador de Vila da Penha. O crédito dos cartões de Elson e Bruno é pago pela empresa. Ambos têm que gastar mais dinheiro para pagar as passagens até a Central do Brasil. O autoatendimento lá e nas lojas não funciona 24 horas.

Já o impermeabilizador Carlos Alberto Moreira de Souza, 28 anos, sofre há dois meses: “Antes era só utilizar o trem que recarregava. Agora, tenho que encarar essa fila”.

A RioCard informa que o aumento no número de usuários dos cartões causou sobrecarga nos validadores, sobretudo do metrô. A empresa garante que os equipamentos de todas as estações já estarão adaptados em um mês.

Problema aumenta fila em postos

A dificuldade para colocar saldo nos cartões testa a paciência dos usuários e ainda aumenta as filas nos pontos de recarga. No subsolo da Central do Brasil, a movimentação de pessoas nos postos de autoatendimento é intensa.

A RioCard afirma que há mais de 350 pontos de recarga na cidade. A empresa ressalta que, desde novembro, seis lojas foram abertas em Piabetá, N. Iguaçu, S. Gonçalo, Ilha do Governador, Centro do Rio e estação das barcas na Praça 15.

A Secretaria Municipal de Transportes confirma que o número de postos aumentou, mas cobra melhor divulgação dos pontos de recarga.

Fonte: Jornal O DIA ONLINE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário