quarta-feira, 14 de março de 2012

Estimadas Autoridades dos Sete Municípios da Diocese de Nova Iguaçu.



Dom Luciano Bergamin em comunhão com seu Clero escreve aos prefeitos da cidades em que exerce seu ministério pedindo tratamento digno para os que que recorrem aos Hospitais e aos postos de Saúde publica.

A FÉ o modo de possuir, aquilo que ja se espera" Heb:11,1.

Estimadas Autoridades dos Sete Municípios[1] da Diocese de Nova Iguaçu,

Que a saúde se difunda sobre a terra!!!

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, como acontece anualmente, promove aCampanha da Fraternidade, como itinerário evangelizador para viver intensamente o tempo da Quaresma, que é tempo de conversão e renovação.Este ano a Igreja propõe como tema da Campanha: FRATERNIDADEE SAÚDE PÚBLICA.
lema: Que a saúde sedifunda sobre a terra! (Eclo 38,8). Deseja assim, sensibilizar a todos, Cidadãos, Setor Público e Privado, sobre a dura realidade de irmãos e irmãs que não têm acesso à assistência de Saúde Pública, conforme suas necessidades e dignidade. É uma realidade que clama por ações transformadoras.

Destacamos o princípio de universalidade. Nossa Constituição Federal proclama que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado, e que isto precisa realizar-se através do programa do SUS que deve, portanto, atendimento a toda e qualquer pessoa, no acesso aos procedimentos necessários à saúde de todos. Porém, a realidade que nos é apresentada deixa-nos preocupados. Sabemos que 75% da população de nosso país utilizam o SUS. Contudo o atendimento é deficiente, por falta de recursos humanos, materiais e de verba. Isso se dá pelo pouco investimento na área de saúde. Enquanto em países que adotam sistema idêntico ao nosso são investidos 6,7% do PIB em média, no Brasil apenas 3,24% são destinados à saúde. Este quadro faz com que a saúde, um bem de todos, se torne um privilégio de alguns, discriminando, ou por motivo politiqueiro, ou por ganância de lucro, a maioria do povo.

A Igreja Católica no Brasil quer por intermédio desta Campanha, incentivar uma saúde para todos, sem discriminação e privilégios, além de propor uma humanização no atendimento da população sedenta de vida e dignidade. Proclama que: a melhor forma de cuidar da saúde é evitar que a doença aconteça. Desta forma, incentiva hábitos saudáveis,
uma melhor alimentação, exercícios físicos e que Governos se empenhem em regular e fiscalizar os alimentos que são vendidos à população. Queremos pedir às autoridades competentes que o Programa de Saúde da Família seja uma política de Estado. Seja incentivada a formação de pessoal qualificado para esta função, já que há uma deficiência no número de médicos disponível no Brasil, sobretudo, nas periferias, onde habitam os mais pobres. A Diocese de Nova Iguaçu quer ser presença junto a essa dura realidade pela qual passa o nosso povo, nos sete municípios que a compõe. Sentimos todos, a urgência que haja bom atendimento nos Postos de Saúde, nas Unidades Mistas, Unidades Pronto Atendimento (UPA) e nos Hospitais.Fazemos um forte apelo para que sejam construídos e funcionem a contento, mais hospitais públicos, já que o Hospital Geral de Nova Iguaçu, não tem condições de atender dignamente à demanda tão numerosa. Aproveitamos também para expressar estima e gratidão aos profissionais da saúde e a quantos se dedicam aos doentes e à recuperação da saúde psíquica, física e espiritual em nossa Baixada. Deus Ihes abençoe! Nunca desistam em sua missão humanitária e cristã: em cada doente há um ser criado à imagem e semelhança de Deus, e que invoca ajuda.

Autoridades e sociedade civil, unamos nossos esforços, e
capacidades para fazer de nosso povo um povo saudável.

O Senhor Jesus, durante sua vida, sempre teve compaixão e amor
para quem sofria e pedia auxílio. Que Ele nos ajude a agirmos da mesma maneira, como bons samaritanos.

Nossa Senhora da Saúde e Santo Antônio, intercedam por todos nós!!!

Nova Iguaçu; 25de fevereiro de 2012

Dom Luciano Bergamin.
Bispo da diocese de Nova Iguaçu - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário