terça-feira, 29 de maio de 2012

"Que a Igreja perca o dinheiro, mas não perca a si mesma", afirma Cardeal Martini.




"Que a Igreja perca o dinheiro, mas não perca a si mesma", afirma Cardeal Martini

"Que a Igreja perca o dinheiro, mas não perca a si mesma". Essa é a opinião do cardeal italiano Carlo Maria Martini, arcebispo emérito de Milão, em nota publicada no jornal Corriere della Sera, 27-05-2012 acerca do vazamento de documentos no Vaticano. A tradução é de Moisés Sbardelotto.

Eis o texto.

A Igreja, depois das notícias das últimas horas que falam do "corvo" no Vaticano, deve, com urgência, recuperar a confiança dos fiéis. Foi uma experiência de Jesus ser traído e vendido, não podia não ser também uma experiência da Igreja ou de qualquer papa. 

Que quem grita ao escândalo se lembre do que aconteceu há 2 mil anos atrás. E esse episódio também nasceu de uma traição, de uma ação malvada: devemos pedir perdão como Igreja a todos. 

O escândalo sempre tem uma natureza tríplice: há aqueles que o recebem, aqueles que o fazem, aqueles que dele se aproveitam. Mas a Igreja pode olhar além e ler em sentido positivo aquilo que surgiu. 

Que a Igreja perca o dinheiro, mas não perca a si mesma. Porque o que aconteceu pode nos aproximar do Evangelho e ensinar à Igreja a não apontar para os tesouros da terra (Mateus 6, 19-21).

Nenhum comentário:

Postar um comentário