quinta-feira, 8 de novembro de 2012

PJMP no Juvensur.
















PJMP no Juvensur

Entusiasmo, criatividade, poder transformador. Palavras usadas para definir a juventude em qualquer lugar do mundo e não seria diferente com os Jovens que estiveram no Seminário Permanente de Integração Regional – JUVENSUR.  O evento reúniu cerca de 250 jovens dos países que compõem o Mercosul: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela  para debater durante quatro dias, em Foz do Iguaçu - PR, temas como juventude rural, trabalho decente e integração e participação social.

O “Juvensur”, promovido pela Reunião Especializada da Juventude (REJ), que é presidida pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República.  Na terceira edição, o encontro teve como objetivo: promover o diálogo, a elaboração, a cooperação e o fortalecimento de políticas de juventude na região. O eixo da juventude rural trabalha para promover ações para fortalecer a autonomia e a emancipação do jovem agricultor familiar com qualidade de vida, fortalecendo as condições de sua permanência no campo com base nos preceitos agroecológicos e sustentáveis.

A programação do Juvensur teve três eixos principais de debate: Juventude Rural, Trabalho Decente e Integração e Participação Social. De julho de 2012 até julho de 2013 é comemorado o Ano da Juventude no Mercosul, envolvendo uma série de atividades para promoção das Políticas de Juventude. O ano será orientado por três eixos transversais: Democracia, Participação e Integração.

Gilberto Carvalho, ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, disse que “queremos é dar passos decisivos para estabelecer mecanismos institucionais, permanentes e estáveis que coloquem a participação social como método de condução do Mercosul. Não queremos que a participação seja episódica ou paralela”.

Para a secretária nacional de Juventude da Presidência, Severine Macedo, “a juventude está cada vez mais conectada, articulando sua atuação nas ruas ao movimento das redes sociais e da internet. Isso nos permite ir além de encontros como esse, mantendo aberto um processo de diálogo e articulação independente dos momentos presenciais”.

A Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP) esteve Representada pelo Jovem Eric Moura (AM) e Guilherme Monteiro (RJ) onde contribuíram para a construção de propostas e coordenaram o grupo de trabalho Conciliação Educação, Trabalho e Vida Familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário