segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

GERALDO BASTOS AGRADECE A MILITÂNCIA PETISTA.



AGRADECIMENTO:

Carissim@s Companheir@s, hoje é dia 09 de dezembro de 2013, somente agora consegui parar para agradecer todas as manifestações de carinho e os votos de sucesso na nova empreitada. Desde o resultado das eleições, saí a campo conversando com todos os grupos políticos que participaram deste processo de disputa do PED 2013. 

Assumir a presidência do PT é uma tarefa difícil, árdua e desafiadora. Isso é tudo que eu gosto e é o que tem me mantido feliz até hoje. O Partido dos Trabalhadores em Nova Iguaçu passa por um momento delicado, não irei fazer análise pessoal deste processo porque conheço bem os caminhos que nos levaram a esta situação. Comodamente poderia dizer que a culpa é de um ou de outro, mas a comodidade não é boa conselheira e devemos começar este Mandato afirmando que todo o processo institucional é coletivo, tanto na vitória, quanto na derrota e que é coletivamente que vamos atuar.

Foi coletivamente que venci esta difícil eleição. Ao caminhar pelos bairros pedindo votos e apresentando propostas políticas, pude perceber que há muitos filiados afastados que estão querendo voltar a participar do dia a dia do partido. Cada um que conversava multiplicava os votos na família e entre amigos, com a ida ao segundo turno outros grupos e forças políticas vieram se somar ao nosso projeto, entre eles: O grupo em que participam o companheiro Luiz Claudio e o companheiro Rodinei Costa. O grupo do Armando Temperino foi uma grata surpresa, Armando foi um candidato silencioso e eficiente, fez política trabalhando internamente e mesmo que não tenha ganho a disputa pela presidência saiu muito fortalecido das urnas.

Todas as formas de participação foram importantes neste processo do PED 2013. Encontrei filiados e filiadas com situação difícil de se locomover e com a saúde precária, mas que ao me apresentar me falavam “ meu filho já conheço sua luta e se eu não conseguir ir votar irei está aqui rezando pela sua vitória” Alguns me ajudaram com alimentação, outros com gasolina, outros durante as caminhadas pagavam o cafezinho e a água mineral.

Quero agradecer a chapa da Mudança que foi o alicerce para a minha vitória. O candidato inicialmente que iriamos apoiar, inclusive eu, seria o Rodinei, companheiro aguerrido do PT e que tínhamos várias questões políticas em comum. No frigir dos ovos eu reafirmei minha candidatura, pois percebi que havia no grupo de base do Mandato do Ferreirinha este desejo.

O lançamento da minha candidatura agrupou várias lideranças, muitas delas partilharam comigo anos de luta no Movimento Social. 

Minha defesa principal foi a de que é necessário o PT retomar um projeto político de candidatura própria, um projeto político de fortalecimento dos setoriais, uma formação política para seus filiados que ultrapasse uma simples reunião de validação de filiação.

O resultado do PED 2013 do PT de Nova Iguaçu, nos trouxe muitos aprendizados. Aprendemos que a política de gabinete é insuficiente e é necessário caminhar para conseguir os votos.

Aprendemos que o PT é plural e a hegemonia política não pertence a um grupo A ou B, a hegemonia política é uma conquista diária, que só se faz com muita luta. 

Aprendemos que ninguém, ninguém, por mais antigo que seja, por mais graduado que seja, não pode está acima do partido.

Sei bem que não será fácil para esta direção conduzir o PT por estes próximos quatro anos, mas saibam todos, que terão junto com vocês um presidente motivado e forjado na ocupação de terras da década de 1980, na luta sindical dos anos 90, na luta contra o racismo a intolerância religiosa e na luta pelos direitos humanos que perdura até hoje.

Nenhum de nós deve temer a oposição interna, nem a oposição externa, pois são elas que ajudam a aperfeiçoar o processo democrático. Mas que tenham a exata noção de que neste Mandato que se inicia a partir do dia dez de dezembro, para qualquer oposição será necessário usar menos a retórica e muito mais a coerência política.

Nesta eleição eu tive mais votos, porém quem ganhou de fato foi todo o partido, que está se renovando e mesclando a experiência dos antigos, que ainda tem muito a contribuir com a sabedoria acumulada que só os anos trazem, estes terão juntos os mais novos que são mais entusiastas e ansiosos e que devem ter foco e humildade para trilhar seus caminhos. Não temam este novo desafio, é caminhando que se faz o caminho.

Geraldo Bastos
Presidente do PT de Nova Iguaçu - RJ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário