sábado, 6 de fevereiro de 2016

O Rio vai abraçar Lula no próximo dia 27/02/16.




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva estará no Rio de Janeiro no próximo dia 27 – último sábado de fevereiro, nas comemorações dos 36 anos de fundação do Partido dos Trabalhadores. Neste dia, haverá um ato político-cultural no Armazém da Utopia, localizado na Zona Portuária do Rio, com um show que contará com a participação do cantor e compositor Diogo Nogueira e a bateria da Escola de Samba Acadêmicos do Grande Rio, a partir das 18h. Trata-se de um compromisso público de toda a militância da esquerda e, em especial, do PT para demonstrar solidariedade ao companheiro Lula, justamente no momento que as forças conservadoras e a grande mídia tentam desqualificar a importância política do presidente Lula na história do país.

Diretório Nacional vai se reunir dia 26 no Rio.

O ato de solidariedade ao companheiro Lula, no dia 27, faz parte da programação da reunião do Diretório Nacional do PT, que está marcada para se iniciar na sexta-feira, dia 26 próximo, e se estenderá pelo sábado, dia 27. O encontro será no Hotel Guanabara, no Centro do Rio. Está prevista uma mesa de debate sobre a conjuntura política, organizada pela Fundação Perseu Abramo. 

A reunião do Diretório Nacional no Rio faz parte das atividades comemorativas de aniversário do partido. Vale lembrar em 10 de fevereiro de 1980, em plena ditadura militar, o PT foi fundado em São Paulo. O partido surgiu com a necessidade de promover mudanças na vida de trabalhadores da cidade e do campo, militantes de esquerda, intelectuais e artistas. 

Foi num contexto político, econômico e social marcado por intensas mobilizações que o líder sindical Luiz Inácio Lula da Silva tornou-se um dos protagonistas da história de luta contra as injustiças existentes no País. Desde então, o partido vem disputando eleições e busca legitimar e consolidar a sua representatividade no Poder Executivo e nos parlamentos. Resultado desse empenho é a vitória nos pleitos para Presidente da República de 2002, 2006, 2010 e 2014. Eleitos democraticamente, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff criaram políticas públicas para combater a miséria e oferecer oportunidades para o povo brasileiro. Hoje, mais de 30 milhões de cidadãos superaram a extrema pobreza.

Aprovada na Câmara MP que aumenta imposto sobre mais ricos

A Câmara dos Deputados aprovou, na quarta-feira, dia 3, a medida provisória 692/2015, que aumenta o imposto sobre o ganho de capital devido por pessoas físicas. O texto, que agora vai para o Senado, determina também regras para quitação de dívidas tributárias, com a cessão de imóveis em pagamento. Parlamentares do PT elogiaram a medida por atingir o chamado “andar de cima”, com impostos sobre os mais ricos. Para o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), a nova regra representa esforço do governo pela justiça tributária. “Quem tem ganho de capital de um milhão até cinco milhões de reais tem tributação de 15%. Qual é a parte da população que tem esse ganho? Não é a classe média. E essa tributação não é sobre o patrimônio líquido e, sim, sobre o ganho de capital”, defendeu. “Um tributo justo porque protege a população mais pobre, faz justiça fiscal e tributa apenas quem está no andar de cima”, completou Guimarães. 

Para o novo líder da Bancada do PT, Afonso Florence (BA), a medida é fundamental para reequilibrar as contas públicas. Florence ressaltou ainda que apenas “aqueles muito ricos” vão ter aumento na tributação. “Quem tem lucro com a venda de imóvel acima de um milhão de reais é rico. Então estamos cobrando imposto dos mais ricos para garantir serviço público para os trabalhadores e as trabalhadoras”, explicou. A MP 692/2015 altera a incidência de imposto sobre a renda para ganho de capital superior a R$ 1 milhão em caso de alienação de bens e direitos. O texto garante isenção de imposto de renda para o ganho de capital em imóvel de até R$ 440 mil. Os deputados ainda analisarão os destaques apresentados à matéria.

Secretário geral do PT do Rio de Janeiro – Jorge Florêncio 
Fernando Paulino (Reg. Prof. 12.682 – SRT-RJ)
Presidente regional do PT do Rio de Janeiro: Washington Quaquá

Nenhum comentário:

Postar um comentário