quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Parlamentares da EPS do PT - Dep. Estadual Professor Pinheiro - Ceará.





Quem é Professor Pinheiro.....


Francisco José Pinheiro, foi eleito em 2010, deputado estadual do Ceará pelo PT e atualmente exerce a função de secretário da Cultura do Estado do Ceará, nasceu em Jaguaribe em 28 de setembro, de 1954,  é graduado em História, na Universidade Federal do Ceará; especialização em História da Igreja na América Latina, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; mestrado em História Social na Universidade Federal de Pernambuco e doutorado em História Social, na mesma Universidade.


Ex-vice governador do Ceará no período de 2007 à 2010, durante a primeira gestão Cid Gomes, Professor Pinheiro desenvolveu um trabalho de aproximação do Governo com os movimentos de representação popular, e, ao mesmo tempo, abriu a discussão de temas importantes junto a sociedade em favor de projetos pela  melhoria da qualidade de vida de toda população e diminuição das desigualdades sociais. Pinheiro deixou sua marca no Governo, com a consolidação do Plano Pluri anual Participativo e Regionalizado, que durante os quatro anos de governo percorreu todo o Estado, ampliando o debate sobre a destinação de recursos públicos com a sociedade civil.



Como vereador de Fortaleza,Pinheiro foi líder da Câmara Municipal de Fortaleza, com um trabalho marcado pela ética e transparência. Um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores no Ceará, Francisco Pinheiro ocupou por dois mandatos a presidência do diretório municipal do PT em Fortaleza. Na gestão Luizianne Lins, à convite da prefeita, assumiu o cargo de secretário da Regional IV. Entre os companheiros de Partido, e mesmo lideranças de outras correntes políticas, o nome de Pinheiro sempre esteve associado a seriedade, justiça e coerência ideológica.



Pinheiro desde muito cedo vem dedicando-se a luta por uma sociedade mais justa e igualitária e,como professor da Universidade Federal do Ceará, foi uma voz atuante na representação dos interesses de sua categoria, como presidente da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará, e, mais tarde, como diretor do Sindicato Nacional dos Professores de Ensino Superior. Ao ocupar estas funções, Pinheiro sempre buscou a valorização dos professores a partir de uma perspectiva de construir um modelo de educação mais justo.



Como pesquisador,  Francisco Pinheiro lançou a obra “Notas sobre a Formação Social do Ceará”,resultado de sua tese de doutorado, onde analisa o processo de formação da sociedade cearense, a partir do acesso ou não à terra como proprietário. Nesta perspectiva, o historiador conclui que um dos elementos marcantes desta questão é a concentração da propriedade fundiária e o surgimento de uma camada de grandes proprietários de terra e outra de despossuídos. Ao mesmo tempo,Pinheiro faz uma reflexão sobre o papel do Estado na articulação dos interesses destes proprietários e na política de controle dos pobres-livres, que representavam naquele período 75% da população.



Professor Pinheiro como é mais conhecido é integrante da corrente interna do PT - EPS - Esquerda Popular Socialista.


Nenhum comentário:

Postar um comentário