quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Parlamentares da EPS do PT - Dep. Estadual Rogério Correia - Minas Gerias.





Quem é Rogério Correia.....

1º Mandato – Rogério foi eleito deputado estadual de Minas Gerais, tendo Itamar Franco como Governador. Nesse mandato, figurou ainda como vice-líder do Governador e líder da bancada do PT ;(1999-2003).

2º Mandato – Reeleição de Rogério ao cargo, sempre pelo PT/MG ( 2003-2007);

3º Mandato (atual) - Rogério Correia está em seu terceiro mandato na Assembleia legislativa de Minas Gerais. (2011-2015). Após a sua posse em fevereiro, o deputado logo se tornou líder do Bloco Minas sem Censura, de oposição ao Governo de Estado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, formado pelos partidos PT, PMDB, PRB e PC do B.



Principais Projetos e leis

- Relator da Emenda Constitucional de Itamar Franco, pela Proibição da Privatização das Estatais de Minas Gerais. Rogério acrescentou o parágrafo, que somente permitia a privatização, de qualquer empresa do estado, através de Referendo Popular, retomou o papel da CEMIG e da COPASA, como empresas estatais intocáveis.

- Rogério foi Relator da CPI do Narcotráfico, que durou quase dois anos, determinando prisões de traficantes em todo o Estado, inclusive a de uma Delegada. Outra prisão importante foi a do traficante “Fernandinho Beira-mar”, em que Rogério Correia atuou diretamente em parceria com a Polícia Federal. Nesse período Rogério sofreu muitas ameaças, sendo sempre necessária a escolta policial.

- Participação na criação da Comissão de Segurança Pública.

- Relator da Comissão Especial que analisou a Exploração Sexual da Criança e do Adolescente, Rogério participou da criação de uma Vara Especial para a Criança e o Adolescente, efetuando também várias prisões, como a de um Prefeito.


Foto de Marcelo Metzker
- Criação do Disk Denúncia a partir da Comissão contra a Exploração Sexual.

- Trabalho a favor do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), em um período de várias lutas por ocupações de terras. Rogério Correia negociou diretamente com a liderança do MST na desapropriação da fazenda do, então Presidente, Fernando Henrique Cardoso, tomada pelo movimento.

- Conseguiu a aprovação do Instituto de Terras do Estado de Minas Gerais (ITER), que previa o planejamento e a

execução da política agrária e fundiária, através de ações que tinham como objetivo, tanta a democratização do acesso, como a fixação do homem à terra.

- Em 2007 foi o único Deputado Estadual reeleito.

- Líder da bancada do PT na Assembléia Legislativa de Minas Gerais, nos dois primeiros anos do segundo mandato, dando assistência ao Presidente Lula.

- Rogério Correia aprovou a lei que regulamenta a posse de cães da raça Pit Bull em Minas Gerais.

- Atuação no Combate ao Mensalão. Rogério expediu uma carta ao Procurador Geral da República, a fim de divulgar a criação do Mensalão, provando que o PT não foi o culpado pelo início do fato, também conhecido como “esquema de compra de votos de parlamentares”.

- Participação na criação da Área de Preservação Ambiental de Minas Gerais (APA).

- Criador da Lei “Pró-Pequi”, que visa à criação de uma política de incentivo à comercialização, ao cultivo e ao consumo do Pequi e seus derivados.

- Relator da CPI do Café, tendo como objetivo a investigação sobre o desaparecimento de milhares de sacas de café no estado de Minas gerais.

- Eleito vice-presidente da Assembléia.

- Liderou o movimento contra a retirada de direitos dos servidores no chamado “Choque de Gestão”, denominado por Rogério Correia como “Saco de Maldades”.

O deputado estadual Rogério Correia, é integrante da corrente interna do PT - EPS - Esquerda Popular Socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário