terça-feira, 18 de novembro de 2014

Prefeito do PSDB de São Jerônimo da Serra (Paraná) é denunciado no TJ por 73 crimes.



Ação é resultado da Operação Sucupira, que investiga desvio de dinheiro público por políticos e empresários daquela cidade

MARCELO FRAZÃO, DO JORNAL DE LONDRINA

O prefeito de São Jerônimo da Serra (80 km de Londrina), Adir dos Santos Leite (PSDB), foi denunciado no Tribunal de Justiça por 73 fatos criminosos relacionados a desvios de dinheiro público. A denúncia é resultado de investigação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que no início de agosto prendeu seis pessoas, sendo três vereadores, dois filhos do prefeito, além do próprio chefe do Executivo municipal. Depois, Leite foi libertado com fiança de R$ 6 mil.

O prefeito foi denunciado apenas agora por ter foro privilegiado – ele não pode responder na Justiça local pelas acusações. 
Na semana passada, o Gaeco e o Ministério Público já tinham denunciado criminalmente outras 39 pessoas e agentes políticos por diversos crimes cometidos no esquema.

Veja também:

Família de prefeito de São Jerônimo e outras 56 pessoas são indiciadas pelo Gaeco.

Gaeco denuncia 39 suspeitos por 73 crimes em São Jerônimo da Serra
Na ação, Leite é acusado por crimes de peculato, corrupção passiva e ativa, lavagem de dinheiro, fraude à licitação e organização criminosa.

Segundo os promotores, o prefeito de São Jerônimo comandava uma organização que agia “direcionando procedimentos licitatórios para empresários previamente escolhidos, os quais favoreciam a concretização dos desvios de insumos e serviços”. A acusação traz fatos, documentos e depoimentos que mostram como o grupo abastecia carros particulares e de terceiros com recursos que deveriam ser utilizados no abastecimento da frota municipal, além de vários outros crimes.

Para a Promotoria, o esquema começou na posse do prefeito, em 1º de janeiro de 2013, até meados de agosto de 2014, quando os crimes foram descobertos e denunciados. A reportagem não conseguiu contato com o prefeito no início da noite desta terça-feira (2).

Nenhum comentário:

Postar um comentário