domingo, 5 de janeiro de 2014

Camarada Apolônio de Carvalho, Presente!



Camarada Apolônio, Presente!

Apolônio de Carvalho, militante comunista. Nascido em Corumbá, MS filho de um soldado sergipano e de uma dona de casa gaúcha, Apolônio aderiu à vida militar e com pouco mais de vinte anos já era oficial. No exército entrou em contato com as idéias políticas do movimento tenentista e logo ingressou na ANL (Ação Nacional Libertadora) movimento do tipo “frente popular” apoiado pelo PCB então principal partido de esquerda do Brasil. Com a repressão que se seguiu ao levante de 1935 (conhecido como Intentona Comunista) do qual a ANL foi protagonista, Apolônio foi preso e teve seu posto no exército cassado.

Após ser libertado em 1937 filia-se ao PCB. Era o período da Guerra Civil Espanhola, e Apolônio partiu para a Espanha para lutar nas Brigadas Internacionais, movimento de voluntários que saíram de diversos países para defender a República Espanhola do Fascismo. Em 1939, quando as Brigadas são dissolvidas e os Republicanos são derrotados, Apolônio têm de se refugiar na França. Ali permanece prisioneiro de um campo de concentração para refugiados espanhóis até 1940 quando foge para Marselha.

Com a invasão da França pelos nazistas, Apolônio ingressou na Resistência Francesa e 1942 tornou-se o comandante do movimento na região sul da França. Neste posto comandou a libertação de diversas cidades entre elas Toulouse


Apolônio recebeu dos governos Francês reconhecimento pela sua dedicação: foi condecorado com a Legião de Honra Francesa.Apolônio é, sem dúvida um herói das lutas dos trabalhadores e dos oprimidos não só dos países em que combateu mas do mundo todo. Mais do que isso é a prova de que conforme o próprio Apolônio dizia, “Vale a pena Sonhar”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário