sábado, 10 de dezembro de 2016

A EPS e o VI Congresso do PT.








A Esquerda Popular e Socialista vem a público comunicar e orientar nossa militância a respeito do próximo período.

O Partido dos Trabalhadores em sua última reunião do Diretório Nacional, deliberou o modelo para renovar a sua direção e atualizar o programa partidário no período do primeiro semestre de 2017, que se dará através do Processo de Eleição Direta - PED - municipal e congressos que serão concomitantes. As direções estaduais e nacional serão eleitas pelos delegados/as dos respectivos congressos.

No último PED fizemos composição de uma chapa com as tendências MPT, Tribo e Socialismo XXI e apoiamos a candidatura do companheiro Rui Falcão da tendência Novo Rumo, que estava sendo apresentado pela chapa Partido que Muda o Brasil (PMB).

Durante esses anos nos distanciamos da chapa da qual participamos no PED, mas mantivemos relação política com Rui Falcão, e nos preparativos do último congresso iniciamos uma relação programática com a tendência Novo Rumo que resultou em manifesto e duas emendas de destaque ao texto base do congresso e sendo que uma delas foi a mais disputada.

Ainda em 2015 formamos o OPTEI junto com a corrente Novo Rumo, com a perspectiva de construir um campo de atuação comum dentro do PT e esse movimento possibilitou a construção de um campo de disputa no III Congresso Nacional da JPT.

No último final de semana de novembro de 2016 realizamos o seminário "Os desafios do PT e dos Movimentos Sociais" e consolidamos nossa posição para o processo interno onde o eixo central é reafirmar o partido como estratégico na rearticulação do campo democrático e popular sem arrogância de achar que será o único protagonista, contribuir na formulação da retificação que o partido deverá se pronunciar perante a sua base histórica, pensar um novo programa socialista ousado, reduzir a distância quilométrica das direções com os movimentos sociais com uma forte atuação nas Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo e por fim construir uma nova direção que aponte para renovação de quadros e defesa do nosso legado.

Durante o seminário foi eleita uma coordenação e uma comissão de sistematização que está responsável de apresentar o texto inicial após as contribuições que foram feitas no seminário, assim que estiver pronta encaminharemos a nossa militância, assim como dialogar com as demais opiniões que se expressam no Partido.

Assim, a EPS, que durante esse período de definição do Congresso participou de alguns fóruns, defendeu posições e assinou notas no campo MUDA PT, não mais participará de forma orgânica. Consideramos a iniciativa importante para mexer nas estruturas partidária e manteremos o diálogo em temas de interesse comum, mas nossos esforços estarão voltados para a construção do campo OPTEI.

Viva o PT,
Viva nossa militância!!!
Esquerda Popular Socialista do PT


Nenhum comentário:

Postar um comentário